O propósito do PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

O PPR é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador, obrigatório desde 15/08/1994.
Além disso, faz se necessária recomendações para elaboração, implantação e administração de um programa de como selecionar e usar corretamente os equipamentos de proteção respiratória.

A Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, determina que todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória – EPR, quando necessário, para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

A equipe da SSO possui todos os equipamentos disponíveis no mercado para implantar com sucesso um programa de PPR em sua empresa, inclusive para realização do ENSAIO DE VEDAÇÃO ( FIT TEST ).

Outras informações:

1) Quais os itens que compõem o PPR ?

– Indicação do administrador do Programa;

– Procedimento operacional descritos;

– Seleção, limitações e uso dos respiradores;

– Fatores que afetam da escolha do respirador;

– Treinamento dos usuários;

– Ensaios de vedação;

– Manutenção, Inspeção e guardo dos equipamentos;

– Questionário de avaliação médica.

2) O que é o Ensaio de Vedação (FIT TEST) ?

FIT TEST é um ensaio de vedação realizado para os trabalhadores antes de utilizar um respirador numa área contaminada. O ensaio deve ser adequado para o tipo de respirador utilizado e repetido anualmente. Todos os respiradores de pressão negativa deverão passar pelo ensaio de vedação. Os respiradores de pressão positiva que possuam cobertura das vias respiratórias com vedação facial serão ensaiado no modo de pressão negativa.

Todos os registros do ensaio de vedação serão arquivados pelo administrador do programa.

Nota : No caso do trabalhador não conseguir obter uma adequada vedação facial com um respirador de pressão negativa, será utilizado um respirador do tipo motorizado, ou linha de ar comprimido.

Não deve ser realizado ensaio de vedação facial com indivíduos que possuam barbas ou cicatrizes profundas na face.

O Fit-Test ficará a cargo do profissional da SSO que foi treinado para sua realização e que fará o registro dos resultados e encaminhará ao SESMT relatório sumário com as ocorrências.