A SSO possui registro no CREA podendo atuar em todos os estados brasileiros. Conta ainda com uma equipe de engenheiros mecânicos devidamente habilitados para realização deste laudo em sua empresa com diversos trabalhos realizados.

O Laudo será realizado para cada máquina e equipamento e constará a avaliação em relação aos itens de proteção. O objetivo é levantar os riscos mecânicos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada um dos maquinários, bem como seu arranjo físico e locais de instalação. O Laudo é realizado de acordo com a redação da NR-12, dada pela Portaria nº 12/83 do MTb.

Perguntas e respostas:

1) Quais empresas precisam realizar o laudo de NR-12 ?

Todas as empresas que possuam máquinas e equipamentos e que estão enquadradas na referida lei.

Como exemplo podemos citar: martelos de queda; martelos pneumáticos; marteletes; dobradeiras; guilhotinas; tesouras e cisalhadoras; recalcadoras; máquins de corte e vinco; máquinas de compactação; dispositivos hidráulicos e pneumáticos; rolos laminadores, laminadoras e calandras; misturadores; cilindros misturadores; máquinas de moldagem; desbobinadeiras e endireitaderas; outros equipamentos não relacionados anteriormente.

2) Qual é o profissional mais indicado para emitir um laudo das máquinas em minha empresa ?

O engenheiro mecânico é o profissional mais indicado e legalmente habilitado para realizar esta avaliação pois poderá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)  junto ao CREA.

Como implantar NR12 na sua empresa ?
Consulte a SSO e saiba tudo que podemos fazer por sua empresa.